Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar realizam de 14 a 17 de maio, programação voltada pra prevenção do abuso sexual e à exploração de crianças e adolescentes. Essa programação envolve todas as escolas públicas de Alexandria, tendo início no programa de radio, com uma tentativa sensibilização da população em defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes e divulgação da programação da semana.

Esse ano, a Secretaria resolveu dinamizar e transformou em peça teatral o roteiro da história da Flor Lili, que retrata situação de abuso e suas consequências. A peça é voltada para o público da educação infantil, pois trata não só do abuso mas também de como deve ser evitado. Vem de encontro a História de Aracelly, uma historia real que aconteceu no dia 18 de maio de 1973, onde uma criança de 08 anos foi raptada, drogada, abusada e morta por jovens de classe média alta.

Já para o público de adolescentes, jovens e adultos, está sendo apresentado o Clip musical CAMILA CAMILA, que retrata o abuso de uma adolescente, seguido de roda de conversas.

Na oportunidade o Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS, através da equipe do Criança Feliz realiza visitas domiciliares as famílias, a fim de promover o fortalecimento de vínculos afetivos e familiares, além de orientar sobre a campanha do dia 18 de Maio. Sendo entregue livros lúdicos para estimular a leitura e o desenvolvimento das crianças.

E como uma forma de reforçar a temática abordada, será realizada a I Audiência Publica, na Câmara Municipal de Alexandria para melhor explanação.