SETEMBRO AMARELO.

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população.
O Ministério da Saúde, por meio da rede pública, oferece atenção para casos de tentativa de suicídio.
Sinais no cotidiano podem mostrar à família que a pessoa planeja ou pensa na possibilidade de suicídio. Depressão, isolamento, desamparo, desespero e comentários ” querer morrer “, “sentimento de não valer nada”. A Prefeitura de Alexandria lembra a importância da família ficar atenta aos comportamentos de alerta.
A ajuda em nosso município pode começar em uma Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada para usuários do SUS. Se necessário o paciente será encaminhado a um serviço de atenção especializada.