PREFEITA JEANE FERREIRA FEZ BALANÇO DE 1 ANO E 10 MESES DA SUA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DA RÁDIO FM CIDADANIA, DE ALEXANDRIA/RN.

Prefeita Jeane Ferreira fez balanço de 1 ano e 10 meses da sua administração, através da Rádio FM Cidadania, de Alexandria/RN.

Prefeita Jeane Ferreira concedeu entrevista no final da manhã de domingo, 21/10, ao Programa de Rádio “ALEXANDRIA DE TODOS”, um novo espaço de mídia destinado para a Prefeitura Municipal prestar contas e levar informações de seus atos aos munícipes por meio da Rádio 104.09 – FM Cidadania.
Durante o programa de rádio, a prefeita pontuou as principais ações desenvolvidas pela administração municipal nas mais diversas áreas. Falou sobre os investimentos feitos na educação. Disse que na medida do possível estava desenvolvendo um trabalho voltado para a elevação dos índices de qualidade do ensino, priorizando ações relacionadas a qualificação e remuneração de todos os profissionais da área, tendo como parâmetro o Plano Municipal de Educação; documento norteador baseado na Política Nocional da Educação. A prefeita destacou convênios firmados, o Compra Direta, processo seletivo, ampliação, reformas e estruturação em unidades escolares. Falou da substituição de todos os utensílios de plástico (pratos, copos e talheres) das escolas do município por utensílios de vidro temperado e inox. Destacou a compra de 2 micro-ônibus escolar e 02 picapes. A vinda dos programas PNATE, PETERN, PNAE e aumentos no FUNDEB e construção da Creche Pró Infância, localizada no Bairro Novo Horizonte, orçada em R$ 2.275.440,74.

No que se refere à Saúde, Jeane Ferreira, falou na reativação do Conselho Municipal de Saúde, aquisição de 1 ambulância e 04 carros tipo Gol para transporte de pacientes, e 06 motos destinadas para deslocamentos em serviços externos. Falou do sucesso dos programas Saúde do Trabalhador e Saúde na Escola, reforma e estruturação dos Postos de Saúde dos Sítios Maniçoba, Casteliano e brevemente da inauguração do Posto de Saúde do Carnaubal. Destacou também a boa estrutura e bons serviços prestados na nova sede da Casa de apoio dos alexandrienses em Natal, e o sucesso que foi a 3ª edição da Ação de Saúde que ofertou atendimento gratuito em todas as especialidades médicas.

Ainda sobre a saúde, a prefeita destacou a criação do Centro de Especialidades Clinicas de Alexandria, que conta com atendimentos em cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, neurologia, endocrinologia, Mastologia, fisioterapia, psicologia, fono, nutricionista e assistência social.

Na área da Secretaria de Obras, a gestora falou da reconstituição das malhas asfálticas da cidade e operação tapa buracos em diversas ruas e avenidas. Falou da realização de 11 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedos com meta de beneficiar de 30 a 32 ruas. Jeane lembrou da reativação da Fábrica de pré-moldados do município com a fabricação de estacas, tampas de esgoto e também tubos utilizados no saneamento básico. Saneamento básico este que já foi realizada a ampliação e reconstrução de mais de 2 mil metros na rede de esgoto e sanitário.

No que se refere à Obras, a prefeita disse também que irá fazer a substituição de toda a rede antiga de canos de ferro do centro da cidade, para que dessa forma, melhore a vasão e a qualidade da água distribuída pelo SAAE. Falou do programa de recuperação das estradas vicinais que realiza melhoramentos periodicamente em cerca de 200 km nas estradas das áreas rurais do município.

Ainda durante a entrevista, a gestora falou das ações desenvolvidas na Assistência Social. Da realização 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, o bom funcionamento dos serviços de cadastramento do Programa Bolsa Família e acompanhamento dos demais programas. Falou do convenio firmado com o Banco do Brasil, que a através do Programa AABB na Comunidade atenderá mais de 100 crianças e adolescentes com atividades esportivas e lazer. Ela também comentou do bom funcionamento, ações e serviços desenvolvidos pelo Pólo de Convivência Social e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Ao final da entrevista, a prefeita Jeane Ferreira falou brevemente da realização das comemorações alusivas aos 88 anos de emancipação política do município. Agradeceu o espaço cedido pela FM cidadania através do seu presidente ali presente, senhor Deoclécio Tibúrcio e colaboradores Luiz e Jota Rodrigues. Agradeceu a presença dos seus secretários e deixou um abraço à todos os ouvintes.