Teve início na terça-feira, 19/02, a abertura do Ano Legislativo 2019 em Alexandria. Durante a reunião, a Prefeita Jeane Ferreira realizou a Leitura da Mensagem anual.
Em seu discurso, a prefeita frisou a satisfação de estar ali presente, falou das dificuldades encontradas diariamente, da ausência de maquinário próprio e adequado para realizar cortes de terras, da garantia de suas obrigações com o pagamento dos servidores e fornecedores, da execução de 22 obras, inclusive a ampliação do Açude Bananeiras. Jeane Ferreira, falou também do calendário cultural e dos parcerias privadas para a realização do tradicional carnaval de rã de Alexandria; festa de maior expressão da cidade.
Ela também destacou a retomada da distribuição de água potável pelo SAAE, limpeza da cidade, melhorias dos serviços básicos de saúde, inclusive agora com a implantação dos DIU. Falou da contratação de profissionais na Educação via Processo Seletivo e outros assuntos de interesse público.

Confira o seu discurso completo:

Excelentíssima Senhora Presidente,
Excelentíssimo Senhores Vereadores,
Demais autoridades.

Bom dia!

Saúdo a todos da mesa em nome do Presidente da Casa vereadora Raymara Rayanne de Andrade.

É com extrema satisfação que participamos de mais uma abertura do ano legislativo da Câmara Municipal e apresentamos a nossa Terceira Mensagem Anual de uma mulher frente ao Executivo do Município de Alexandria, tendo dessa vez também uma mulher a frente do Legislativo.

Como sempre, quebro o protocolo, para agradecer a Deus por mais esse momento.

A cada dia me surpreendo com o passar dos dias e com a rapidez com que cada ano tem se iniciado e terminado, talvez pelas lutas incessantes e incontáveis, não esteja a realmente analisar o passar dos dias, e somente em momentos como o de hoje consiga visualizar o passar dos meses.
Estamos para iniciar mais um ano Legislativo, que tenho certeza será de muita luta e trabalho.

Aproveito esse momento para falar aos vereadores e a população da situação atual que nosso município enfrenta.
Passados dois anos, temos condições de informar das varias dificuldades encontradas diariamente, seja com quedas de arrecadação que é enfrentada por todos os estados, municípios e pelo próprio pais, em razão de uma grave crise que ainda não nos livramos, mas que se Deus permitir, estaremos por ver seu fim.
Em nosso município, apesar das poucas chuvas e de uma retirada do colapso de agua que enfrentávamos havia 4 anos, ainda não tivemos a retomada plena de nossa principal força de produção, a produção agrícola e a criação de rebanhos.
Peço licença aos vereadores e a população em geral, para me dirigir ao homem do campo, apenas para pedir desculpas por não ter capacidade de auxilia-los nesse momento, como é de nossa vontade.
O município nos foi entregue sem maquinário próprio e adequado para realizar o corte de terras, e como sabem os valores pagos em horas de trator, são impossíveis para que o município arque com a despesa, sob pena de atrasarmos salários, e descumprir os compromissos financeiros do município.
Estamos no aguardo da liberação de 2 (dois) tratores, os quais foram empenhados pelo governo federal, e que assim que chegarem serão utilizados para o bem do homem de campo, primeiramente aquele mais necessitado.
Estaremos nesses próximos dias embarcando para Brasília, em busca de recursos e na tentativa de liberar algumas demandas urgentes, dentre elas o dinheiro para a compra dos tratores e dos implementos.
Voltando ao público em geral! Mas nem tudo são lastimas, conseguimos nesses 2 anos cumprir com nossa obrigação, efetivar o pagamento em dia de todos os funcionários, sejam efetivos, comissionados, aposentados ou contratados.
Colocamos Alexandria no rol dos bons pagadores, somos hoje um município respeitado, onde podemos até “comprar fiado no comercio” como se diz por ai.
Trazemos o nome de Alexandria com orgulho, por saber que os compromissos aqui são cumpridos, os salários estão em dia e o povo é cumpridor de suas obrigações.
Apesar de sabermos que não é mais que a obrigação de quem assume a cadeira de prefeito, também sabemos não era cumprido há muito tempo e até hoje é esquecido por vários prefeitos de cidades vizinhas,
Além disso, construímos ou estamos em processo de conclusão de 22 obras, dentre elas a tão sonhada ampliação do açude Bananeiras, que será entregue nos próximos dias, a estação de tratamento de esgotos, diversas ruas calçadas, reformas, ampliações, entre outras coisas.
Resgatamos cultura municipal, conseguimos parcerias privadas para realizar um dos maiores carnavais da historia de Alexandria, trazendo a aura que o carnaval detinha anteriormente.
Instituímos um calendário cultural amplo, trazendo festas para a nossa população, o que gera emprego e renda aos comerciantes locais, faz circular dinheiro na cidade, além de ser uma alento as dificuldades do dia a dia, E O QUE É MELHOR, GASTANDO NADA, OU QUASE NADA do Pode Público.
Conseguimos a benção de Deus, de retomar as atividades do SAAE, e esperamos que em breve as chuvas aumentem e afastem o fantasma do desabastecimento de agua, que ainda nos ronda.
A cidade permanece limpa, os serviços da Secretaria de obras estão de vento em popa.
A saúde básica recebe melhorias mensais, sendo que atualmente temos um dos melhores serviços de atenção básica do estado, inclusive, sendo um dos únicos no estado a implantar o DIU como método para evitar a gravidez.
Na Educação, acabamos de realizar processo seletivo para a contratação de pessoal, otimizando os processos e reduzindo o custo por aluno, além de estarmos a reformando todas as escolas, realizando a limpeza e adequação das mesmas.
As dificuldades e desafios são diários, mas não são suficientes a me fazer baixar a cabeça, tenho coragem e nada disso nos impedirá de lutar incansavelmente junto as esferas governamentais na busca de soluções de curto, médio e longo prazo, para que sejam solucionados os problemas, algo que fizemos até aqui e intensificaremos a cada dia.
Reforço ainda, que durante todo o ano de 2018 tive o apoio necessário da nossa Câmara Municipal, órgão primordial para a realização dos projetos sonhados, e agradeço ao Ver. Gil Fabio e a toda a minha bancada pela parceria, com a certeza que a parceria para 2019 já esta traçada, para que possamos ampliar o crescimento da nossa cidade.

Aos meus críticos, informo que também sei sorrir, também sei distribuir afagos, mas prefiro trabalhar e deixar que minhas atitudes como gestora demonstre minha verdadeira personalidade e sejam meu cartão de visitas.
Não preciso criar personagens, sou autentica e estou sempre de braços abertos para acolher esse meu povo Alexandriense que me acolheu.

Esta é a mensagem que temos a apresentar ao Legislativo, lembrando das dificuldades enfrentadas, mas que não serão empecilhos para realização dos nossos projetos. E assim, as gerações futuras possam orgulhar-se de ser Alexandriense, de nascimento ou de coração.

Com isso, expressamos os desejos de virtuosa legislatura a todo os vereadores, que são de extrema importância ao desenvolvimento politico de toda a sociedade.

Agradeço sempre a Deus, senhor de tudo. Com quem busco forças nas horas mais difíceis e para quem rogo iluminar meus pensamentos nas decisões mais difíceis, as quais tem sido usuais.

Obrigado!