A Construções dessas barragens é um programa do Governo do Estado, via SENAR/RN, com parceria da Prefeitura Municipal de Alexandria. É composta por 100 metros de lona, kit de irrigação, uma caixa d’água de 1.500 litros e sementes para plantio.

Nesta primeira etapa, já foram concluídos os serviços de construção dessas barragens dos Sítios Jacú, Barbatona e Riacho do Meio. No Sítio Quixaba o serviço encontra-se em execução.

Visando dá acompanhamento e suporte nas condições de produção aos agricultores beneficiados, a Sub- Secretária Municipal de Agricultura, Daniela Barbosa de Oliveira, visitou essas comunidades na tarde de segunda-feira, 04/02.

A construção dessas barragens subterrâneas é uma melhoria apoiada pela Prefeita Jeane Ferreira. É uma alternativa à captação de água, que amplia a produtividade agrícola e possibilita ao agricultor rural aproveitar o armazenamento de água para uso doméstico, plantio ou irrigação, sem depender da constância de chuvas.